quinta-feira, 28 de fevereiro de 2002

Empregos ONU/UNAMET


Respostas com urgência. Vários cargos em níveis especializados.
Click AQUI para acesso a lista de cargos, condições, formulários, etc.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2002

Mais novidades



  • Veja o anúncio do jantar que o Comité da Fretilin em Portugal vai realizar no próximo dia 2 de Março.

  • Tradução de mensagem em Tétum enviada para o fórum deste site em 29.01.02. O autor do original foi José Ramelau e da tradução foi Furak Alves.

    " Podemos dizer que a situação em Dili não está nada boa. Muitas pessoas
    sentem receio. Os líderes políticos acusam-se mutuamente.
    Em Becora, taibessi, Sabraka Laran, ontem à noite queimaram casas e mataram
    uma pessoa.
    Muitas pessoas saíram de suas casas para se refugiarem na Igreja de Becora
    porque estavam com medo.
    Até agora a situação na zona de Becora continua instável.
    No dia 1 de Janeiro morreram três pessoas no Bairro de Manleu ana/Comoro
    durante um confronto entre gangs de Loro Sa'e e Loro Monu.
    Podemos dizer que este problema consiste em ódios entre os Firakus e os
    Caladis.
    Se o governo não reagir rápidamente a esta situação, vai haver mais mortes
    em Dili.
    Noite após noite, não dormimos porque temos medo de sermos atacados.
    José Ramelau "

    Mais uma vez, os maiores agradecimentos à Furak por toda a colaboração prestada.

  • Não é bem uma foto, mas serve para a secção "foto da semana":





Constituição Timorense


Durante a palestra do passado dia 15 no ISCSP, solicitei à organização um exemplar da Constituição de Timor-Leste. Como não houve até agora qualquer resposta, publico uma versão cujo original importei (formato .doc) do endereço http://pascal.iseg.utl.pt/~cesa/infotimor.html.

Agora em formato html, pode ler a versão base com links internos às recomendações das Comissões Temáticas e da Mesa da Comissão de Sistematização e Harmonização.

Ver Constituição Timorense


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2002

Nem sempre as coisas são o que aparentam


Nas múltiplas actividades do dia-a-dia descuramos por vezes pormenores importantíssimos.
Felizmente, de entre aqueles que nos rodeiam e que de alguma forma se relacionam connosco, há sempre alguém mais perspicaz, atento e meticuloso.
Fui contactada por alguém com estas características que me questionou sobre o eventual conhecimento genérico de uma actividade desenvolvida pela RENETIL, a venda de artigos diversos para recolha de fundos que se destinavam à RENETIL. Esta organização, por sua vez, encaminharia as verbas para o povo de Timor-Leste.
Estranhei o facto e informei o meu amigo que a RENETIL já não existe, faz tempo...
Como era possível que "alguém" continuasse a recolher verbas para uma organização inexistente?
O meu amigo manteve-se atento e passados alguns dias tornou a encontrar dois elementos que, na via pública, procediam à recolha de fundos para a supracitada organização.. Os jovens que estavam na banca de vendas informaram ser voluntários e que estavam a obedecer a ordens "do coordenador".
Contactado o coordenador, este disponibilizou-se de imediato para um contacto pessoal, o que efectivamente ocorreu. Nesta reunião, o coordenador informou:
- ter assinado um "contrato" com um elemento da RENETIL, a quem entregava as verbas regularmente
- as verbas recolhidas eram "repartidas" da seguinte forma:

- x% para pagar o material
- y% para pagar aos "voluntários"
- z% para pagar ao "coordenador"
- w% entregue ao responsável da RENETIL

Contas feitas, às mãos de um timorense chegavam 10% do valor recolhido.


Anabela Alves, 24.02.02

continua... (?)

Destinatário, finalmente


Por indicação de Anabela ("Furak") Alves, que tanta colaboração tem prestado neste site, temos finalmente uma pessoa em Díli a quem os visitantes poderão remeter as suas ofertas:

Maria Amado

Apartado 288

Díli

Timor-Leste


Sobre este assunto, ver "Iniciativas" e também a "Correspondência/feedback" do mês corrente e de meses anteriores.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2002

Informação e documentação



terça-feira, 19 de fevereiro de 2002

Criança desaparecida


click na foto para ler e-mail com detalhes

Ver e-mail
(Fevereiro 2002).

A Constituição Política de Timor-Leste





Com o Deputado e Professor do ISCSP Doutor Narana Coissoró como anfitrião, e tendo o Presidente da Assembleia Constituinte timorense como orador, realizou-se uma não muito concorrida (cerca de 20 pessoas) palestra subordinada ao tema A Constituição Política de Timor-Leste.


Respigos:
A A.C. timorense compreende 12 Partidos, sendo a Fretilin a maior força partidária, com 55 deputados.
Cinco dos Partidos apresentaram projectos de Constituição.
Foi criada uma Comissão de Sistematização para a homogeneização do texto final, recentemente aprovado (9 do corrente). Constituídas também quatro Comissões Temáticas, seguindo-se um processo de audições públicas e de divulgação em todos os treze Distritos - e mesmo a nível de Sub-Distritos - e em particular junto das autoridades locais e centrais: Igreja, Universidade, Banco Mundial, etc.
Narana Coissoró considera a Constituição Timorense "uma das mais avançadas do mundo, irmã da Constituição portuguesa". "Timor é uma luz a Oriente", disse, a propósito.
Alguns dos presentes no auditório levantaram algumas questões relacionadas com a dicotomia Ocidente/Oriente, ou de como seria possível ultrapassar questões culturais ou sociais próprias das tradições orientais e daquela região em particular, ou mesmo idiossincrasias e características enraizadas no povo timorense: a estrutura de "sucos", o direito de propriedade (Artº 54, um dos mais polémicos), o investimento estrangeiro, a igualdade perante a lei, o respeito pelos direitos humanos.
O tipo de regime a adoptar foi também referido, havendo alguma dificuldade - havia apenas dois exemplares da Constituição na sala - em chegar a uma designação consensual: democracia total ou participativa, directa ou indirecta? Regime presidencial, semi-presidencial ou parlamentar?
"De que serve ter uma Constituição tão avançada, e como se pode pretender modificar tanto do carácter timorense, tão diferente das democracias ocidentais, em tão pouco tempo?"
"Preferimos ter alguma coisa do que não ter nada", respondeu Lu'olo, a findar.



sexta-feira, 15 de fevereiro de 2002

Blognotas



  • Foto da semana.

  • Como vai acontecendo cada vez mais e mais depressa na net, o "Human Click" da Live Person deixou de ser um serviço grátis; para já, ainda vai dando para "live chat" mas com muitas limitações. Portanto, a alternativa será utilizar a Chatroom propriamente dita porque, não tarda nada, vou ter de eliminar o HC.

  • Apelo de familiares sobre criança desaparecida. Veja a fotografia, onde tem número de telefone para contacto.


sábado, 9 de fevereiro de 2002

Actualizações



  • Interessante artigo publicado em TEK.sapo, sobre Timor, o "espírito de missão", a "solidariedade" e
    o que acontece às "campanhas"... e ao trabalho que elas dão.

  • Foto da semana

  • timor.no.sapo.pt "largou", finalmente, o 1º lugar do "Top homepages". Diga-se que largou também o Top, propriamente dito, tendo desaparecido do mesmo para parte incerta. Curiosamente, o site continua aqui...

  • Isto, este site, vai ficando cada vez mais complexo. Começa a ser difícil não perder o fio à meada, tal é a quantidade de ficheiros. Mais uma vez se pede aos visitantes que dêem uma ajudinha (não, não é nenhum peditório). Se vir alguma coisa que não funciona ou funciona mal, gralhas, "dead-links", erros técnicos, seja o que for, envie um simples e-mail, dando conta do que detectou. Obrigado!




Grupo define comunicações em Timor



A PT Internacional assinou há dias, em Timor, um protocolo de entendimento estratégico de cooperação na futura operação das telecomunicações do novo Estado. Segundo o DN apurou, a PT Internacional chegou a acordo com os grupos privados timorenses sobre a sua participação no capital da futura empresa operadora de telecomunicações para Timor Loro Sae, caso vença a concessão do serviço no novo Estado. Ficou igualmente estipulado no mesmo protocolo o envolvimento das empresas locais nas actividades de suporte à operação de telecomunicações que será desenvolvida.
O acordo, de que foi subscritor pela parte do grupo de telecomunicações nacional o presidente da PTI, Nuno Caldeira da Silva, foi formalizado com as empresas locais Rosário PTY, Ltd, PT Surik Mas Loro Sae e Algarve Timor Loro Sae.
A manterem-se os prazos definidos no processo de consulta e selecção que está em curso, prevê-se que a futura empresa inicie a actividade em Maio, com a constituição do novo Estado de Timor Loro Sae, sucedendo à actual operadora Telstra.
O novo operador será responsável por um "forte programa de investimentos", a ser executado ao longo de 12 anos, prazo fixado no contrato de atribuição do serviço.
O consórcio da PT Internacional foi qualificado para a fase final do concurso de atribuição do serviço de telecomunicações timorenses, tendo como único adversário um agrupamento que é constituído por empresas australianas.
Diário de Notícias, 09.02.02

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2002

Geração "baite"


Curioso comentário de um jovem visitante, no livro-de-visitas, hoje:
Sinceramente não sei porque é que´n à pessoas a perderem tempo pra ver este tipo de sites.
E acrescenta, à laia de sugestão, que se devia pôr mais coisas em português.
Estou varado.
Jovem: obrigadinho, e "bálhatedeus".

Guéstebuque
Comentários ao comentário

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2002

Notas breves 2


Foto da semana. Envie-nos a sua!

Na "frame" de topo do site existe agora um espaço de mensagens on-line.

timor.no.sapo.pt deixou finalmente o 1º lugar no "top homepages". Esteve lá desde 17 de Janeiro até ontem, exceptuando os dias 19, 20 e 21. Como "recuerdo", tem aqui uma das listas.