Spamming
From: joao.graca
To: Peter Pindák
Sent: Wednesday, December 04, 2002 4:17 PM
Subject: spam; abuso
Sr. Peter Pindak,
Uma leitura mais atenta da sua mensagem permitiu-me concluir que utilizou nela o meu próprio livro de endereços. Prefiro admitir que o seu "entusiasmo" pela filatelia o tenha levado a cometer de forma não intencional esta tremenda deselegância, este abuso inqualificável, e, para sua informação, aquilo que já é considerado crime informático em muitos países civilizados. Admito que não tenha sido intencional, mas não podia deixar passar em claro esta sua manobra. Há coisas mais importantes do que a filatelia, acredite, e uma delas é a educação.
Para que os visitantes do Sítio de Timor possam ler e compreender o que o Sr. fez, vou explicar pormenorizadamente:
1 - No passado dia 28 de Novembro, enviei para a maior parte dos destinatários constantes da minha lista pessoal de endereços electrónicos uma fotografia sobre a fome em Angola.
2 - Um desses destinatários era o Sr. Peter Pindak, da República Checa.
3 - Este senhor utilizou (cortou e colou, simplesmente) a lista de destinatários da referida mensagem e enviou um e-mail para todos eles, pedindo selos (!!!)
4 - A lista de destinatários inclui conhecimentos pessoais, familiares, profissionais e institucionais. É uma lista PESSOAL, por conseguinte.
Esta atitude obriga-me a tomar medidas para tentar remediar o mal feito, já que uma "brincadeira" destas pode vir a ter consequências pessoais e - principalmente - profissionais imprevisíveis, além de que prejudica o próprio Sítio de Timor.
Informo-o desde já de que vou publicar esta mensagem, avisando as pessoas para ignorarem e, se possível, bloquearem o seu endereço electrónico; explicarei o que aconteceu e tentarei que esses destinatários do seu "spamming" ignorem aquela e as suas futuras mensagens; procederei, enfim, a todas as acções técnicas e práticas ao meu alcance para denunciar a situação, até para que incidentes semelhantes não voltem a acontecer.
Evidentemente, eliminarei de imediato as referências à sua pessoa na página de iniciativas do Sítio.
Piratear uma lista de endereços já é grave; roubá-la de uma mensagem alheia, enviada com a melhor das intenções, e ainda por cima sendo o tema o que era, não passa de um acto absolutamente ignóbil.
Atendendo a que sempre lhe foi prestada a melhor colaboração no Sítio de Timor, e na presunção de que realmente a sua atitude não tenha sido intencional, um pedido de desculpas, formal e dirigido a todas as pessoas da lista, seria bem vindo.
João Pedro Graça
Ver correspondência sobre este assunto
Recursos anti-spamming