quarta-feira, 30 de abril de 2003

Irá dar molho?


Se for o caso, ou como contributo para que o seja, aqui ficam alguns endereços ilustrativos, documentativos e nada putativos:


Timor é um enclave australiano, ô cara?



De: "joao_meireles "
Data: Qua Abr 30, 2003 5:30 am
Assunto: Re: Timor Telecom sem endereço electronico!! e em Lisboa!!

Se bem que o assunto não me pareça de grande relevância, e muito menos de qualquer gravidade, sugeria uma leitura atenta do texto em http://www.telecom.pt/quemsomos/noticias/artigo.asp?id_artigo=1145.
O endereço 195.8.21.18 dá dois resultados diferentes, consoante se consulte http://www.networldmap.com/TryIt.htm?GetLocation (dá Moçambique, se pesquisado endereço semelhante) ou http://www.arin.net (dá Holanda, com endereço exacto).
Utilizando software específico (AY Spy V1.2) de rastreamento, o endereço exacto é 195.8.10.142. Ou seja, tptelco.cprm.net: a rede integrada Companhia Portuguesa Rádio Marconi/Portugal Telecom/Timor Telecom.
O domínio ".tp" é, de facto, Timor-Leste, como se pode ver em http://www.norid.no/domenenavnbaser/domreg.html. Não é Portugal (".pt"), evidentemente.
Todos os contactos da PT (incluindo, claro, endereços de email sortidos) estão em http://www.telecom.pt/quemsomos/contactos/principaiscontactos.asp.
Apenas um comentário ao chorrilho de insultos na mensagem do grupo do "crocodilo": pela minha modesta experiência em Timor, a Telstra pura e simplesmente não funcionava, ou funcionava pessimamente, o que vem a dar no mesmo, os preços eram absolutamente proibitivos, o ISP mais próximo era em Camberra (a uns milhares de km) e tinham tantas UPS (deve ser a isto que eles chamam "no-brakes") como, pelos vistos, existem hoje.
Tomarei a iniciativa de transmitir esta troca de mensagens à Portugal Telecom, a qual, de resto, me não encomendou sermão algum, mas que julgo dever defender, porque não me parece tolerável que estrangeiros achincalhem compatriotas meus, e, em última análise, as próprias instituições timorenses.
Nota final: "richa" escreve-se com X (rixa), em Português.
Cumprimentos.
JP Graça




--- Em ajudar-timor@y..., "Manuel Peres Alonso"
escreveu


Olá
Procurei e encontrei a página da Timor Telecom aqui http://www.timortelecom.tp/
É uma página que está em LISBOA! e com endereço IP- 195.8.21.18
Como vamos "xingar" eles se não têm endereço de email??
Vamos mandar esta notícia para os Jornais????
Titulo da noticia Empresa de Internet Timorense não tem endereço electrónico!
Que vergonha! que cara de paus!!!
Cumprimentos
Manuel Peres Alonso




Date: Tue, 29 Apr 2003 09:53:32 +0900
From: Daniel Simião
Subject: silencio forcado

Olá crododilos,
Rosely, estamos sumidos você sabe bem porque, ou algumas semanas em Paris já te fizeram esquecer do tormento que é a internet de Dili neste momento?
Para os demais crocodilos, vai aqui a explicação:
Como vocês devem ter lido em alguma mensagem lá pra trás, desde 1º março a telefonia e a internet em Timor estão nas mãos de uma nova empresa, de capital misto, mas majoritariamente português, a Timor Telecom (TT). Até então Timor era, telefonicamente, um enclave da Austrália, pois quem mantinha as comunicações aqui, provisoriamente desde 1999, era a Telstra.
Ainda não entendi porque, mas a TT parece que não está lá muito interessada em ter clientes de internet. Um mês depois de começarem as operações, finalmente abriram um cibercafé na sua loja. O tal cibercafé são 4 computadores num canto, que permitem acesso a 2 dólares a cada 15 minutos, por acesso dial up. É suposto que isso atenda a toda Dili.
Resultado, filas intermináveis. Mas não é só. Há duas semanas que um dos computadores quebrou. E ninguém conserta!!! Ontem, depois de esperar por 40 minutos na fila, quando comecei a navegar houve uma falta de luz de alguns segundos, nada que um no-brake não resolvesse. Mas a TT não tem no-brakes.
Logo, levou-se 15 minutos para por todo o sistema novamente a funcionar.
A situação, que já estava mal, ficou ainda pior desde meados de abril, pois o governo de Timor assinou um acordo com a TT dando exclusividade à empresa para prestar serviços de internet. Resultado: o PNUD (UNDP) teve que parar o serviço que prestava às ONGs -- e, graças ao qual, ainda conseguíamos internet "barata" (5 dólares a hora) na sala de leitura Xanana.
Quem tem linha fixa, agora, tem ainda mais dificuldade de conectar devido ao aumento do tráfego.
Quem está se divertindo às pampas com esta história são os australianos.
Sempre houve um clima belicoso entre portugueses e australianos por aqui e vocês devem imaginar como a escolha do português como língua oficial alimentou essa richa. Agora os australianos vão à desforra.
Cada palavrão proferido à Timor Telecom (quando o seu celular não dá sinal, ou quando a ligação internacional não completa de jeito nenhun, ou quando você sobe pelas paredes esperando horas para usar a internet e a luz falta bem na sua vez...) é um palavrão contra Portugal, e lembra a todos os bons tempos em que Timor era um enclave telefônico da Austrália.
Se nossos amigos portugueses não se mexerem logo, a Timor Telecom é bem capaz de por a perder facilmente todo o prestígio que as muitas ações em favor do português têm conseguido com sacrifício ao longo dos últimos anos.
Um grande abraço a todos, e, assim que a TT permitir, mando mais notícias.
Daniel
PS. vocês bem que podiam descobrir o e-mail da Timor Telecom (ainda não consegui, e não vou pagar 2 dólares para buscá-lo) e enchê-lo de mensagens reclamando do silêncio que eles nos estão impondo.
Assim, quem sabe não podemos participar mais da lista???




Date: Tue, 29 Apr 2003 11:11:54 +0000
From: "Ricardo Whitaker"
Subject: Re: silencio forcado

Daniel ,
nos paulistas conhecemos muito bem esta Portugal Telecom,que eh a Timor Telecom e a Telesp Celular.Quando comecaram em Sao Paulo tinham um preco absurdo, e um servico de segunda categoria.Mas quando entrou a BCP tudo mudou.
Alem disso apresenta uma voracidade financeira jamais vista.Todos nos daqui de Timor sabemos que o valor das chamadas ,locais e internacionais , praticamente dobraram apos a entrada da Portugal Telecom,jah que os precos da Telstra eram em dolares australianos e os da Timor Telecom sao em dolares americanos
Nao sei se foi "falha" do governo timorense ou se nao houve mais empresas interessadas nesta concorrencia,mas hoje sei quao saudavel eh uma competicao, uma empresa concorrente.
S/ mais
Ricardo


segunda-feira, 28 de abril de 2003

Estado do sítio


Olha que giro. Já tinha visto antes, mas entretanto perdi-lhe o rasto.
Registo histórico de todos (?) os sites do mundo, desde 1996. O Sítio de Timor aparece já com 8 versões em 2001 e 5 em 2002.
Por exemplo, em 16.05.01 era assim. E as treze versões estão aqui.

Dia 03 de Maio, Sábado, 13,30 horas


Local: Refeitório da Escola EB2,3 "António Sérgio" no Cacém (linha de Sintra)

Almoço de comida timorense de convívio de timorenses, antigos residentes, militares, funcionários, cooperantes, voluntários, activistas e amigos de Timor Leste em geral, em apoio e solidariedade com a grande obra humanitária, educativa e social do Rev. Padre João de Deus Pires SDB, em Laga, Baucau.

Digna-se presidir ao almoço-convívio o Rev. Padre Maurício de Bastos e Pinho SDB, Presidente da Fundação D.Ximenes Belo, Nobel da Paz 1996.

Confirme a sua presença para:
Eduardo Massa (timorense)
214 171 049 - 964 212 414


90 mil livros portugueses vendidos em Timor



OS «STOCKS» portugueses esgotaram na 1ª Feira do Livro Lusófono realizada em Timor. Um caso exemplar foi o de Saramago, cujos livros foram todos vendidos durante a primeira meia hora do certame. Ao todo foram mais de 90 mil livros vendidos nos 11 dias de feira. No relatório final da iniciativa promovida pelo Instituto Camões diz-se que a apetência dos timorenses pelos livros portugueses «superou aquilo que se estava à espera». »

copiado (sim, "copy+paste") da chamada de página do semanário Expresso; mas, surpresa das surpresas, para ler o artigo completo é preciso pagar! Ena. Obrigadinho. Já agora, podiam ter corrigido o erro de Português de quem resolveu abrir a boca. Se não me engano, a pérola foi debitada por uma Srª Profª Drª; faltou um "de", setora.

quinta-feira, 24 de abril de 2003

Anedota do ano


Por ter algum interesse histórico, está aqui um documento interessante, com o cabeçalho seguinte:

ESTRUTURA DE ENQUADRAMENTO:

Adida para a Educação na Embaixada de Portugal em Dili

Maria José Carrilho
Edifício ACAIT
Rua Dr. António de Carvalho
Dili
Timor Leste
Fax: 00670039312529

atenção: este "link" apenas funciona enquanto a página não for apagada ou mudar de endereço



quarta-feira, 23 de abril de 2003

Apelo II


From: "Carmen Melo"
To:
Sent: Wednesday, April 23, 2003 2:36 AM
Subject: FW: [Fwd: [Fwd: Preciso de uma cadeira de rodas]]

-------- Original Message --------
Subject: [Fwd: Preciso de uma cadeira de rodas]
Date: Tue, 22 Apr 2003 10:04:20 +0100
From: Paula Antão
To: undisclosed-recipients:;

Assunto: FW: Preciso de uma cadeira de rodas

Colegas, trabalho no ISSS de Setúbal, na secção de contabilidade central e tenho uma menina de 9 anos, com spina bífida, uma malformação congénita do tubo neural que a impede de andar.
Necessito de arranjar uma cadeira de rodas, mesmo em segunda mão, pois neste momento não tenho possibilidades económicas para mais.
Talvez algum colega tenha ou saiba quem tem, uma cadeira que já não utilize e que pelo seu volume até se lhe torne um estorvo e que para mim seria óptimo e muito útil.
Agradeço desde já deixando aqui o meu email:
Paula.R.Ferreira@seg-social.pt


Apelo I


----- Original Message -----
From: Carmen Melo
To: human-chain@yahoogroups.co.uk
Sent: Wednesday, April 23, 2003 2:11 AM
Subject: FW: AJUDA para uma Doença desconhecida

-----Mensagem original-----

Passem pelo menos se não conhecerem nenhum caso semelhante..
Tenho uma amiga com a filha no hospital há 20 dias.
Com este e.mail só quero saber se alguém tem conhecimento da seguinte situação:

A Catarina de 8 anos, começou com manchas no corpo, dores nas articulações e febre muito alta (estamos a falar de 42 /43 graus).
Encontra-se internada no hospital, sem ninguém saber do que se trata, várias equipas de médicos, vários exames e NADA se descobre de concreto.
Não sei se ajudará mas a Catarina também tem asma o que se tem controlado normalmente.
Agradeço que se souberem de algum caso parecido contactem para o seguinte endereço:
ajudacatarina@netcabo.pt
Já que passamos tantos e.mails sem utilidade, também não custa reenviar este.
Muito obrigada
Conceição Sampaio
Fagor Electrodomésticos, Lda.
Tlf:214247400 Fax: 214247450
conceicao_sampaio@fagor.pt
--

terça-feira, 22 de abril de 2003

Comentários


Como se vê, a partir de agora é possível comentar cada "post". Um "click" na palavra Comentários abre uma pequena janela com tudo o que é necessário, incluindo "smileys"; depois de escrever nome, email e URL (endereço do seu site), se for o caso, escreve o texto/comentário e "carrega" no botão enviar; pode assinalar as opções "reservado" e/ou "receber aviso".

sexta-feira, 18 de abril de 2003

E finalmente...


As últimas páginas alteradas:

Bem-vindos
Ir ou não ir
Porquê o site
Sons

Acho que não falta nada. Pelo menos de páginas principais, porque as outras irão com tempo.

O fórum teve hoje uma colaboração extraordinária de um visitante, Armando Herculano de seu nome. Cinco "posts" 5, é obra. Obrigado, amigo!

E vão mais sete no dia 21. Ena, ena. Haja saúde.


terça-feira, 15 de abril de 2003

segunda-feira, 14 de abril de 2003

Nada a assinalar?


O trabalho de reformulação do site continua. Agradecem-se notícias sobre erros, gralhas, "dead links", etc. Ou até mesmo comentários sobre o novo visual. Ou então, quem sabe, qualquer coisinha. Tipo "boas tardes".O endereço é timor@netcabo.pt. Agradecido.
Para comparar a nova com a antiga versão, esta está aqui.

sábado, 12 de abril de 2003

Slow motion Frog


Pois, o Sapo está lentíssimo. É o que dá ser teso: a gente aloja páginas em serviços "grátis" e depois dá nisto. Ainda pensei que fosse do novo "layout", talvez estivesse "pesado" e a lentidão viesse daí; mas não; a nova versão é mais ligeira do que a anterior. É do Sapo mesmo.
Paciência. O Sítio de Timor não é propriamente o paradigma da ligeireza, calha bem.

Páginas reformuladas ou novas:

Correio Fevereiro 2003
Correio Março 2003
Correio actual
Links/ligações 1
Links/ligações 2
Inquérito
Fotos


sexta-feira, 11 de abril de 2003

quinta-feira, 10 de abril de 2003

We're back


Depois de três meses "fechado para balanço", o Sítio de Timor passa a estar de novo activo e actualizado.
Agora de cara lavada, isto é, com novo visual, mantêm-se os pressupostos iniciais (Agosto do ano 2000): fazer o que for possível pelos Portugueses em Timor e pelos Timorenses em Portugal.

Ainda levará algum tempo até a reactivação e a renovação estarem completas, mas com maior ou menor dificuldade, acertos e correcções aqui e ali, o serviço (quase duzentas páginas, não sei se já repararam) estará integralmente disponível dentro de um mês, no máximo; e se tudo correr bem, é claro.

Para já, e além da página inicial, estão renovados e actualizados o Mapa do site, o Dicionário/glossário (partes 1 e 2), a correspondência de Janeiro 2003, e algumas outras, que mantêm o aspecto original (como é o caso do "Ensaio" de Miguel Garcia). Evidentemente, todas as outras páginas também lá estão, mas com o aspecto gráfico antigo; a pouco e pouco todas ficarão de acordo com o novo.

Também este "Blogger" há-de levar uma volta, por assim dizer. O arquivo deste há-de passar a mensal e o "layout" já merece uma revisão.

Quanto ao Grupo Lorosae, não sei quando ou se será reactivado. Pelo que vejo nos outros grupos, aquilo arrisca-se a ser um grupo de um só. Entre os meus desportos favoritos não se encontra falar sozinho.

Enfim, não sei como se diz "we're back" em Tétum. Em Português é qualquer coisa como

ora cá estamos!