From: ANDEL
Sent: Tuesday, March 30, 2004 4:17 PM
Subject: [Portugueses-pela-Galiza-lusofona] Apresentación de A Última Morte do Coronel Santiago de Luís Cardoso en Andel
ao lanzamento da última novela:
A Última Morte do Coronel Santiago
de
Luís Cardoso,
Luís Cardoso, nasceu em Cailaco, uma vila do interior de Timor. Estudou nos colégios missionários de Soibada, Fuiloro e Seminário de Dare. Quando se deu a revolução de 25 de Abril de 1974, frequentava o liceu Dr. Francisco Machado, em Dili, vindo posteriormente a prosseguir os seus estudos em
Portugal. Formou-se em Silvicultura pelo Instituto Superior de Agronomia de Lisboa, onde tomou conhecimento das obras científicas e poéticas de Ruy Cinatti, que o ajudaram a fazer a viagem de regresso ao mundo físico e natural de Timor. Desempenhou as funções de representante em Lisboa do Conselho Nacional da Resistência Maubere, entre outras actividades como as de contador de histórias timorenses, cronista do jornal Forum Estudante e professor de Tetum e Língua Portuguesa nos cursos de formação especial para os timorenses residentes em Lisboa.
É autor de Crónica de Uma Travessia (1997) - Prémio Fernando Silvan da Sociedade de Língua Portuguesa (1998), romance que já foi traduzido para inglês, francês, sueco, italiano e alemão e de Olhos de Coruja, Olhos de Gato Bravo (2002). A Última Morte do Coronel Santiago é o seu mais recente romance.
"Quando soube que querias voltar do outro lado do mar tive de inventar as mil e uma maneiras para te trazer de volta. Precisava de te ver porque foste o único que sabia o que se passou ali naquela noite. Todas as mulheres que foram aparecendo na tua vida tinham uma única missão de trazer-te aqui, nesta noite em que nos encontrámos para a última ceia. Desta vez caíste no meu enredo. A ama Prudência cumpriu fielmente o que eu lhe disse para fazer. Li o teu livro antes de o teres publicado. Se eu tivesse escrito um romance teria dado o mesmo destino. Não te assuste com o que vou dizer. Provavelmente vamos ter o mesmo fim. Pertencemos ao irremediável passado. Amanhã não haverá casamento. Ambos sabemos que Beatriz vai sofrer muito com isso mas terá uma vida inteira para se recompor. Sem uma herança do passado que não as suas próprias escolhas."
O acto estará presentado por
Sílvia Capom
(do Departamento de Português da Escola Oficial Idiomas de Vigo)
Quinta feira (venres), 2 de abril, ás 20,30 horas, en Andel,
Rúa Pintor Lugrís, 10, Vigo.
--------------------------------------------------------------------------------
Andel do libro galego e portugês
Tel. (+34) 986 239 000 - Fax: (+34) 986 902 588
Rúa Pintor Lugrís, 10 - 36211
Vigo Galiza (Spain)
[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]
portugueses pela galiza lusofona
href="http://galiza_gz.tripod.com/">http://galiza_gz.tripod.com/