quarta-feira, 19 de maio de 2004

(os efeitos deste "post" ficam anulados por um outro, posterior)

Nova casa


O sítio de Timor vai mudar de casa. Alojado no Sapo desde o ano 2000, e com todos os problemas e limitações que isso acarretou, timor.no.sapo.pt foi cumprindo o seu papel, mas chegou o momento para dar um passo em frente, evoluir e melhorar; o espaço disponível (20 Mb) desde há muito estava esgotado, e já existiam diversos ficheiros em outros sites - igualmente no alojamento "gratuito" da Sapo - tendo alguns destes sido apagados por aquela empresa. Enfim, diversos problemas que deixarão de existir quando estiver concluída a transferência para o novo endereço.

Entretanto, e até ver, manter-se-ão em funcionamento os dois endereços, que funcionarão de forma complementar e/ou alternativa. Assim, no novo domínio www.cedilha.com, haverá mais espaço para ficheiros. Já que no anterior havia publicidade - cujos proventos revertiam, evidentemente, para o "host" Sapo - no novo esta existirá também, mas desta vez com a finalidade de pagar uma pequena parte dos custos de alojamento: 140 euros no ano corrente, sendo que o domínio cedilha.com serve também para alojar outros sites do mesmo autor. Até hoje, como se sabe, o sítio de Timor não teve o mais ínfimo dos apoios; a introdução de publicidade nas páginas é uma tentativa de minorar as despesas inerentes, mesmo sabendo que nem isso ultrapassará uns quantos dólares nem sequer é certo que haja algo a receber, ao fim de cada ano.

Esta mudança não é nada fácil e não será também rápida; estamos a falar de qualquer coisa como 200 (duzentas!) páginas HTML que é necessário editar e alterar em conformidade, mais umas largas dezenas de ficheiros de som e imagem, programas e outros tipos de ficheiro, detectar e eliminar repetições, redundâncias e desactualizações, etc., etc. A transferência, a efectuar - como sempre - por uma única pessoa, será feita gradualmente e na medida das disponibilidades, pelo que será melhor não avançar com nenhuma previsão para data de conclusão. No entanto, depois de completa, já será possível concentrar num único local todos os ficheiros que constituem o sítio e, agora sim, acrescentar coisas novas, como mais música timorense, por exemplo.

O novo endereço é fácil de decorar: http://timor.cedilha.com
.



(actualizado 20.07.04, 19:55 h)

quinta-feira, 13 de maio de 2004

----- Original Message -----
Sent: Thursday, May 13, 2004 6:10 PM

PINTAR POR TIMOR

 

20 de Maio, às 17h30, na Biblioteca por Timor

Rua de São Bento, 182-184, Lisboa

 

A organização não governamental Médicos do Mundo vai comemorar o segundo aniversário da independência de Timor-Leste, no próximo dia 20 de Maio, com um evento composto por duas iniciativas distintas: Uma exposição de pintura, intitulada "Pintar por Timor", e um debate sobre a "Situação Timorense Dois Anos Após a Independência".

As comemorações decorrerão
na Biblioteca por Timor, em Lisboa, com o apoio da APLS - Associação Portugal Loro Sa'e, Biblioteca por Timor e o patrocínio da Fundação Oriente.

 

A exposição, que será inaugurada a 20 de Maio e permanecerá na Biblioteca por Timor até ao dia 10 de Junho, resulta do apoio voluntário de profissionais das mais diversas áreas da saúde, a quem foi proposto pintarem e doarem um quadro sob o tema "Timor". O valor da venda destas obras reverterá a favor do projecto que Médicos do Mundo está a iniciar em Timor-Leste, o qual marca o regresso da associação àquele território, após a missão de assistência médica, alimentar e de saneamento desenvolvida, a partir de Setembro de 1999, nos distritos de Lautém e de Díli.

 


Intitulado "Casa das Mães", este projecto de Médicos do Mundo tem como objectivo promover a saúde materno-infantil no distrito de Lautém e particularmente a Maternidade Sem Risco, através da construção de uma infra-estrutura de saúde, onde se vai prestar assistência médico-sanitária a grávidas de risco, e de actividades de mobilização comunitária e de educação para a saúde e mudança de comportamentos. Para além disso, uma das principais componentes será o da formação de parteiras em cuidados obstétricos de emergência e o treino de parteiras tradicionais em cuidados básicos a grávidas.

 

A segunda componente deste evento é um debate, com início previsto para as 18 horas, onde se pretende reunir alguns especialistas sobre a situação timorense, para analisar algumas das questões mais pertinentes relativamente à situação do território dois anos após a sua independência.




Carmen Melo
APLS - Associação Portugal Loro Sa'e

http://pagina.de/apls