07-11-2005 6:43:00. Fonte LUSA. Notícia SIR-7467998
Timor-Leste: Situação está calma em Baucau - professores portugueses
Baucau, Timor-Leste, 07 Nov (Lusa) - Os professores portugueses que leccionam em Baucau, onde desconhecidos atacaram de madrugada a esquadra local da Polícia Nacional de Timor-Leste, estão a fazer a sua vida normal e disseram à Lusa que a cidade está calma.
A residência dos sete docentes situa-se perto da esquadra, mas os portugueses dizem que não ouviram nada e que estão a fazer normalmente a sua rotina.
A esquadra da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) em Baucau, a segunda cidade mais importante do país, foi atacada hoje de madrugada, às 00:45 horas locais (15:45 horas de domingo, em Lisboa), com uma bomba incendiária.
Da acção resultou um ferido, que depois de receber tratamento hospitalar já foi recuperar para casa.
A polícia timorense encetou de imediato buscas nas imediações da esquadra, tendo descoberto em dois locais próximos diverso material de guerra, como munições e armas de vários calibres, carregadores e um rádio de comunicações.
O comandante da PNTL, superintendente Paulo Martins, disse à Lusa que estão a decorrer investigações para avaliar se o ataque desta noite teve ou não motivação política.
Este ataque ocorreu uma semana depois do ministro do Interior, Rogério Lobato, ter apelado aos ex-combatentes na luta contra a ocupação indonésia, e que se encontram escondidos nas montanhas, para que "aceitem a autoridade do Estado".
"Quero apelar a todos os timorenses que ainda continuam relutantes em a ceitar a autoridade do Estado. Há pessoas que dizem que Nicolau Lobato (irmão do ministro e antigo líder da FRETILIN)e Vicente Reis estão vivos. Isso é descabido e uma grande falsidade", acentuou.
"Estamos a envidar esforços contínuos para trazer à razão os que estão nas montanhas, inclusivamente a contactar com ex-membros das milícias do outro lado (da ilha de Timor, do lado indonésio)para semearem o pânico e a instabilidade neste país", continuou.
O apelo foi lançado no passado dia 31 de Outubro, durante a apresentação à imprensa de um ex-comandante da guerrilha timorense, detido quatro dias antes, bem como diverso material de guerra.
De acordo com Rogério Lobato, "Louro Dias" e outros antigos combatentes contra a ocupação indonésia poderão estar envolvidos em acções criminosas em vários pontos do interior, sobretudo na parte ocidental, junto à fronteira.
EL.
Lusa/Fim
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Para subscrever esta Lista Ajudar-Timor,
envie um e-mail para:
ajudar-timor-subscribe@yahoogroups.com
Links do Yahoo! Grupos
Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/ajudar-timor/